quarta-feira, 2 de maio de 2012

Desenvolvimento sustentável com diferencial competitivo




A sustentabilidade é um tema bastante discutido hoje em dia, mas pouco se põe em pratica. É um assunto muito importante e que engloba vários setores. Importante porque está ligado à manutenção da natureza, pois, se consome mais do que ela se recupera, o que pode levar a uma escassez de recursos.

Visto que a sustentabilidade visa diminuir a utilização de recursos da natureza, temos que utilizá-la encontrando meios de reutilizar, reaproveitar, reduzir e/ou reciclar produtos, para também, diminuir com o acumulo de lixo nas cidades. Este é outro problema que a sustentabilidade visa solucionar, pois os lixões prejudicam a Natureza com a contaminação do solo e produção de gases que ajudam no efeito estufa.

Os lixões são lugares que as prefeituras depositam os lixos de forma incorreta, como o de Jd. Gramacho. Apesar de existir os Aterros Sanitários, como o de Adrianópolis, em Nova Iguaçu, em que são depositados os lixos de forma correta, o custo é alto, além de existirem poucos. Assim, as prefeituras dão preferência aos lixões, por causa do custo e a falta de opção por não ter, em algumas cidades, lugares para depositarem seus lixos.

A reciclagem sempre foi uma ótima saída para este enorme problema. Através de coletas seletivas, os produtos recicláveis são vendidos para os chamados “ferro velho”. O Brasil tem sido o maior vendedor de latinhas do Mundo.

Muitas empresas têm aderido à sustentabilidade como responsabilidade social e uma estratégia de marketing. Há alguns anos, isso tem crescido, porém tenho a impressão de que isto não é feito com o intuito de ajudar a Natureza e sim como um apelo para atrair clientes.

Os produtos feitos de reciclagem, aqui no Brasil, ainda não estão muito acessíveis, pois as pessoas não tem o hábito de compra-los. A conscientização da sociedade é o mais importante neste momento, pois comprando mais, aumenta a produção e os torna mais acessíveis. Em outros países, da Europa, por exemplo, já se tem o costume de dar preferência a estes produtos e de se levar sua própria bolsa para carregar os produtos adquiridos em certa loja. Aqui no Brasil começou-se a disseminar esta ideia em 2010/2011 e ainda está em andamento. Em São Paulo, a partir de Hoje (4 de Abril de 2012), segundo o Jornal Hoje da Rede Globo, os supermercados pararão de distribuir bolsas. Este é um grande passo para a conscientização social da sustentabilidade no Brasil.

Em empresas de moda, estilista já criaram vários tipos de roupas sustentáveis feitas, por exemplo, de lacres de latinhas de refrigerante e como visto na palestra, em que o palestrante transformou a garrafa pet em uma espécie de fio de algodão, e fez uma coleção de lingeries.

Como futuros profissionais de moda, divulgar a utilização de produtos sustentáveis e conscientizar a todos sobre a importância da sustentabilidade, reciclagem e todos os outros métodos utilizados, deve ser nosso foco. Deveríamos começar tornando os produtos sustentáveis mais atraentes que os demais, com um grande diferencial, além da proposta de ser sustentável e contribuir para o Meio Ambiente. E, assim, ajudar na introdução desses novos produtos no mercado, criando novos conceitos, condutas e cultura na sociedade.

Enfim, um novo tipo de comunicação para um novo tipo de conduta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário